Preparar e gerir viagem – Voos e autorizações, viajar com crianças

Preparar e gerir viagem

Saiba como pode planear a sua viagem para que tenha a melhor experiência no ar e em terra.
Sim, mediante certas condições. Deverá ser capaz de:
  • Respirar espontaneamente sem necessidade de oxigénio suplementar;
  • Alimentar-se autonomamente;
  • Transferir-se do lugar para a cadeira de rodas (se for caso disso);
  • Comunicar com a tripulação, seguir os seus conselhos e instruções;
  • Usar os sanitários sem ajuda da tripulação;
  • Administrar a sua própria medicação.
Um caso médico traduz-se numa situação clínica específica em que a condição do passageiro provoca a dependência de outras pessoas ou necessita de assistência personalizada. Nesses casos, o médico do passageiro deverá preencher o  formulário MEDIF (PDF, 0.1MB, PT), descrevendo o diagnóstico para posterior análise dos serviços médicos da TAP. Para que possa voar despreocupado, por favor consulte todas as informações aqui.
Se tiver alguma situação clínica específica, sofrer de doença grave ou incapacitante, deve solicitar ao seu médico uma Autorização Médica para Embarque (MEDIF). Envie à TAP este impresso (PDF, 0.1MB, PT)  devidamente preenchido. O MEDIF será então analisado por um médico da TAP e a companhia aérea informará o/a passsageiro/a se pode viajar e em que condições.

Encontre mais informação aqui.
Sim. Alguns serviços médicos estão sujeitos a taxas adicionais e devem ser solicitados e pagos antes da data de partida. A prestação destes serviços está sujeita a condições específicas.


Pode encontrar mais informação aqui.
Em caso de gravidez, deverá tomar várias precauções para viajar nos voos operados pela TAP. Devem fazer-se acompanhar por declaração médica (a partir das 28 semanas), atestando o tempo de gestação e o facto de a gravidez não ter complicações:
  • As passageiras grávidas até às 36 semanas de gestação ou até 4 semanas antes da data prevista para o parto;
  • As passageiras grávidas de gémeos, trigémeos, etc., sem complicações, até às 32 semanas de gestação.

Devem obter autorização prévia dos serviços médicos da TAP:
  • As passageiras com gravidez de risco e alto risco;
  • As passageiras em risco de aborto ou aborto recente;
  • As passageiras com dúvidas sobre o tempo de gestação ou a data prevista do parto;
  • As passageiras com gravidez simples com mais de 36 semanas.
Para voar sem preocupações e em segurança, por favor consulte todas as informações aqui.
Sim. Se precisa de apoio especial recomendamos que faça a reserva deste serviço até 48 horas antes da partida do seu voo. Basta preencher o formulário de pedido de assistência a pessoas com necessidades especiais. Pode também fazê-lo através do nosso Contact Center ou do seu agente de viagens.
Sim. Basta preencher o formulário de pedido de assistência a pessoas com necessidades especiais. Pode também fazê-lo através do nosso Contact Center ou do seu agente de viagens. Recomendamos que faça a reserva deste serviço até 48 horas antes da viagem.

Saiba mais aqui.
Sim, caso se trate de uma cadeira manual. Caso pretenda viajar com cadeira própria informe-nos com 48 horas de antecedência.
Sim. No entanto, deverá levantar o seu cartão de embarque no aeroporto.
Em qualquer aeroporto, deverá contactar o balcão de check-in do seu voo, onde serão chamados os serviços de assistência. Nos aeroportos de Lisboa e Porto, há balcões específicos para assistências especiais.

Pode obter mais informações aqui.
 
A ida ao balcão de check-in é necessária no aeroporto de origem. À chegada ao destino, ou caso esteja em transferência, os nossos colaboradores irão recebê-lo à aeronave para acompanhá-lo durante todo o percurso no aeroporto.
Sim. Por favor informe-nos das características da sua cadeira quando solicitar o serviço My Way.
Sim. Se usa medicação injetável (exemplo: insulina) e vai viajar para um país de recursos limitados, leve sempre consigo na bagagem de mão uma provisão de medicamentos, agulhas e seringas em quantidade suficiente para a viagem e estadia. Deverá também fazer acompanhar-se pela respetiva indicação médica escrita.
A TAP não coloca restrições no transporte de comprimidos, líquidos ou xaropes acondicionados na mala de cabine, caso estes se destinem a ser utilizados durante a viagem e que sejam necessários por razões médicas ou por uma exigência dietética especial. As autoridades aeroportuárias poderão restringir os medicamentos líquidos, se estes excederem os 100ml por embalagem. Aconselha-se o passageiro a fazer-se acompanhar de documentos, como uma declaração médica ou qualquer outro documento idóneo, que ateste a necessidade do transporte durante a viagem, a fim de facilitar e tornar o controlo de segurança mais célere. 

Caso a sua medicação necessite de estar acondicionada numa área refrigerada a bordo deverá fazer esse pedido até 72 horas antes do voo; as malas térmicas passíveis de serem acomodadas nas áreas refrigeradas não devem exceder os 15 a 20 cm de dimensão e devem ser maleáveis. Deverá informar a TAP sobre as dimensões e peso total da mala com a sua medicação.
 

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O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador.

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